:: Pagina Inicial
  :: Histórico
  :: Notícias
  :: Videos YOUTUBE
  :: Contato
  :: Jornal da Cidade
  :: Notas de Falecimento
  :: Notícias
  :: Perdidos e Achados
  :: Telefones Úteis
 


 
CLIQUES: 14 - DATA CADASTRO: 17/01/2019

Saúde alerta para picadas de escorpião, mais comuns no verão

 

O período do verão – entre dezembro e março – exige maior cuidado dos brasileiros em relação aos acidentes com escorpiões, já que o clima úmido e quente é considerado ideal para o aparecimento desse tipo de animal peçonhento, que se abriga em esgotos e entulhos. A limpeza do ambiente e a adoção de hábitos simples, de acordo com o Ministério da Saúde, são fundamentais para prevenir picadas.

No ambiente urbano, a orientação para evitar a entrada de escorpiões em casas e apartamentos é usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas. Os cuidados incluem ainda afastar camas e berços das paredes e vistoriar roupas e calçados antes de usá-los. Já em áreas externas, a principal dica é manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico.O Ministério da Saúde não recomenda o uso de produtos químicos como pesticidas para o controle de escorpiões.

 

Também é importante manter todo o lixo da residência em sacos plásticos bem fechados para evitar baratas, que servem de alimento e, portanto, atraem os escorpiões. Outra recomendação é manter o gramado sempre aparado, não colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos apodrecidos e usar luvas e botas de raspas de couro na hora de manusear entulhos e materiais de construção e em atividades de jardinagem.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2018, foram contabilizados 141,4 mil casos de acidentes com escorpiões no Brasil. Em 2017, foram 125 mil registros. Os números, de acordo com a pasta, ainda são preliminares e serão revisados. Em 2016, foram 91,7 mil notificações. Em relação às mortes, 115 óbitos foram registrados em 2016 e 88 em 2017. (Fonte: Agência Brasil)


 
CLIQUE PARA AMPLIAR

ANTÔNIO LUIZ LOURENÇO DOS SANTOS
TERESINHA IMIDIO
ROBERTO BOZELI MOREIRA CUSTÓDIO
LOURDES DEOLINDA DE OLIVEIRA
BENEDITA TRISTÃO LAURINDO
RAFAEL DOMINGOS FILHO
JOÃO GUILHERME DE MACEDO FILHO
ELIZABETE DE LIMA MATTIAZZI SCANNAPIECO
MARIA MIRANDA ALENCAR
HERCELI VIEGAS SOARES

CLIQUE PARA AMPLIAR