:: Pagina Inicial
  :: Histórico
  :: Notícias
  :: Videos YOUTUBE
  :: Contato
  :: Jornal da Cidade
  :: Notas de Falecimento
  :: Notícias
  :: Perdidos e Achados
  :: Telefones Úteis
 


 
CLIQUES: 1 - DATA CADASTRO: 19/05/2018

Até 50% dos casos de coqueluche em bebês podem implicar hospitalização

 

Apesar de a coqueluche ser uma doença já conhecida e com proteção por vacinação disponível há muitos anos, os últimos surtos têm deixado mães, pacientes e especialistas em alerta. Dos casos de coqueluche em bebês de 28 dias a 12 meses, até 50% implicam hospitalização1. Dos lactentes hospitalizados, 61% podem sofrer apneia, 23% desenvolver pneumonia, 1% convulsões e 1% pode inclusive chegar ao óbito1.

 “Além das consequências em bebês, é necessário ficar alerta pois engana-se quem pensa que para os adultos a doença não é grave”, alerta a médica Ana Paula Flora. Adolescentes e adultos também podem ter complicações. Até 33% dos indivíduos podem apresentar perda de peso, 6% síncopes e 4% fraturas de costela1.

 A coqueluche é uma doença infecciosa aguda e transmissível que compromete o aparelho respiratório e por isso é identificada pela tosse seca característica da doença. O principal sintoma da coqueluche é a tosse paroxística, ou seja, repentina e com tossidas rápidas e curtas em uma única expiração, além da inspiração profunda do ar com som agudo semelhante a um guincho3. Vômitos pós-tosse, apneia e engasgo também caracterizam a doença3.

Para evitar o contágio e a transmissão, é preciso entender o ciclo da doença e a forma de prevenção. A bactéria permanece incubada de 5 a 10 dias e depois se iniciam os sintomas4. A partir de então, por até três semanas, é que há a possibilidade de transmissão4. A doença é prevenível por vacinação. No Brasil, para a vacinação privada, indica-se que a vacina hexavalente – que protege contra coqueluche, difteria, tétano, doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, poliomielite e hepatite B5 – seja tomada aos 2, 4 e 6 meses, com reforço entre 15 e 18 meses de idade6. (Fonte: Sanofi)


 
CLIQUE PARA AMPLIAR

ANTÔNIO LUIZ LOURENÇO DOS SANTOS
TERESINHA IMIDIO
ROBERTO BOZELI MOREIRA CUSTÓDIO
LOURDES DEOLINDA DE OLIVEIRA
BENEDITA TRISTÃO LAURINDO
RAFAEL DOMINGOS FILHO
JOÃO GUILHERME DE MACEDO FILHO
ELIZABETE DE LIMA MATTIAZZI SCANNAPIECO
MARIA MIRANDA ALENCAR
HERCELI VIEGAS SOARES

CLIQUE PARA AMPLIAR